Pato-donald

Por acaso você já sabia que o Pato Donald é, na verdade, um marreco? Pois bem, eu já sabia, mas encontrei hoje uma explicação mais completa no blog refrescante.com.br.

 

No Brasil, é muito comum pessoas leigas confundirem patos e marrecos. Não somente pessoas “comuns”, mas também a mídia e até mesmo alguns dicionários de línguas. Prova disso é que se procurarmos pela palavra “pato” em alguns dicionários de língua inglesa, achamos a palavra “duck” e vice-versa. Além disso, muitos personagens Disney são traduzidos como “patos”, como o Pato Donald e a sua família, que inclui o Tio Patinhas e os sobrinhos, quando na verdade eles são marrecos. O conto O Patinho Feio de Hans Christian Andersen, onde o dito patinho acaba por descobrir-se cisne, na verdade é um dito marreco e que acaba por descobrir-se cisne.

Em Portugal (e no resto da Europa, se não em todo o mundo à excepção da América Latina), a palavra “pato” é por definição atribuída aos “patos-marrecos”. Por isso, a questão posta nesta secção torna-se inversa, o que pode explicar o facto de os referidos dicionários traduzirem “pato” por “duck”.

 

Patos (ou Patos-Mudos em Portugal)Marrecos (ou Patos-Marrecos em Portugal)
Os patos são originários da América do Sul e têm como nome científico Cairina moschata. Os marrecos são originiários do Hemisfério Norte e tem como nome científico Anas boschas.
Os patos não emitem sons altos. O macho emite um som que se assemelha ao de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi].

 

Daí nasceu o termo “pato-mudo” para fazer a distinção.

O marreco emite um som semelhante a algo como [k~ek~ek], enquanto a marreca emite o típico [k~ẽk~ẽ] atribuído ao pato.
Pato em inglês é muscovy duck. Marreco em inglês é simplesmente duck.
O corpo dos patos é “achatado” e fica numa posição mais horizontal. O corpo dos marrecos é “cilíndrico” e assume uma posição mais empinada.
Os patos possuem carúnculas (“verrugas vermelhas”) na cabeça e ao redor dos olhos — o macho mais que a fêmea — e seu bico é fino e comprido. Os marrecos possuem a cabeça lisa e o bico chato e largo.
A cauda dos patos é comprida e tem uma forma que se assemelha a de um leque. A cauda dos marrecos é bem pequenina e se assemelha a um “pom-pom”. O macho ainda possui, na cauda, uma pena encaracolada, fazendo um “cachinho” para cima.
O pato pode voar e pousar em árvores, troncos, na água e em qualquer lugar (“exceto os domesticados que engordam muito”). Os marrecos que podem voar pousam apenas na água, os domésticos são incapazes de voar.
O pato muda as penas uma vez ao ano, repondo as velhas por novas mais bonitas. Os marrecos mudam as penas duas vezes ao ano, possuem uma plumagem para acasalamento(inverno) e outra menos impressionante para o verão.
O tempo de incubação de um ovo de pata é 5 semanas. O tempo de incubação de um ovo de marreca é 4 semanas.

Posted via email from oswaldin's posterous